Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Fim de ano na Paraíba

Venho para a festa, sei que muitos têm na testa
O deus-sol como sinal
Gilberto Gil (Palco)

Pela primeira vez passei o final de ano longe de Campo Grande. Passei aqui, na Paraíba. Vieram "os caras*", a Tia Lelé, minha mãe e a... bom, eu vou classificar a Japa como 'acompanhante' da minha mãe, já que ela já passou do status de empregada (que era no início) e se tornou meio que uma babá de luxo. Com direito a férias no nordeste, veja só!

O Natal foi tranquilo**, bem festa de casa de praia, com uma árvore bem simples que eu comprei na internet e presentes baratinhos pra todo mundo. A minha família não tem mais crianças, e natal sem criança perde 90% da graça.

No Ano Novo as coisas são diferentes... aqui o povo tem o costume de fazer a festa na rua. Eles montam tendas na avenida da praia, pra lá levam comidas, bebidas e equipamentos de som, muuuitos, mas muitos equipamentos de som mesmo! Paredões de alto-falantes! E tome forró! Em um volume incompreensivelmente alto. Tá, eu sei que muita gente gosta de ouvir música alta, mas eu achei um pouco demais. Começa lá pelas 11:30 da noite e só termina bem depois do sol nascer. Se alguém quiser dormir antes disso, é bom que não fique por perto. Eu, que moro na avenida da praia, nem tentei. Minha mãe tentou. Claro que não conseguiu. Também não conseguiu ouvir a tv. Só acabou a festa lá pelas 07:00h.

Eu fiquei esperando o sol nascer, tomando uma cerveja e curtindo a festa na rua. Quando começou a clarear, fui para a praia e, apesar dos protestos do povo que me achou biruta, entrei no mar, pra ver o sol nascer. O mar tava alto, mas mesmo assim foi bom. Voltei pra casa sujo, molhado, cansado, meio ressaqueado, mas feliz. Tomei banho e fui dormir. Só acordei quando esse dia estava terminando.

Agora eu estou preguiçando em um começo de ano que quase não tem o que fazer. Vou à praia quase todo dia, durmo muito e bebo muita cerveja. Dia 21 recomeça o batente.

Um feliz 2010 a todos vocês.

* Os caras são os meus sobrinhos.
** Eu, mesmo sabendo que deveria, me recuso a usar trema. Acho que é, além de completamente desnecessário, um arcaísmo ridículo, que deveria ter sido abolido naquela reforma ridícula. Ou foi?

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A hora do blog

Eu surpreendia o sol antes do sol raiar,
Saltava as noites sem me refazer
Chico Buarque (
Valsa Brasileira)

Às vezes eu encontro umas migalhas da minha vida no Mato Grosso do Sul e ainda me espanto com o porque delas existirem. Um aparelho que só funciona em 110v, uma correspondência com o endereço de lá ou até um telefonema de alguém que achou, sabe-se lá como, meu telefone daqui e simplesmente não acredita que eu tenha me mudado. Hoje foi um desses dias, mas o que eu encontrei não foi nada físico. Eu encontrei o horário do blog.

Relendo o post sobre as músicas do Caymmi, eu vi que o horário do post não combinava com a hora que eu afirmei ter chegado em casa. Aí eu vi que o blog ainda estava com o horário de Campo Grande, que é GMT-4, uma hora a menos que o Brasil "civilizado". Na verdade eu sempre achei ridículo ter esse fuso horário diferente no Brasil, achava que todo o país deveria ter o mesmo horário, isso só atrapalha a vida da gente. Oras, tem lugares em que às 22:00h ainda é dia, e ninguém reclama. Hoje eu ainda penso assim, mas já entendo melhor o porque de horários diferentes: aqui amanhece às 4:30h da manhã e, às 18:00h já é noite fechada (com estrelas no céu, quando não há nuvens). Lembro bem do horário de verão em Campo Grande, quando às 06:00h da manhã a gente via os primeiros raios de sol e às 20:00h ainda tinha claridade suficiente pra terminar a caminhada diária no parque.

Então eu já acertei o relógio e estou no horário certo. Cada vez mais me distancio de minha vida antiga no MS, cada vez mais essa fase se torna um amontoado de lembranças difusas. Estou perdendo a maioria das referências físicas que tinha lá. Minha mãe se mudou aqui para a Paraíba e deixei poucos (mas bons) amigos. Agora, o último relógio com o horário do Centro-Oeste foi acertado.