Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Presbiopia

Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu
Dos cegos do castelo me despeço e vou
Nando Reis (Os cegos do castelo)

Você não leu errado, o título do post é esse mesmo, 'presbiopia', o pequeno problema de visão dos maiores de 40, vulgarmente chamada de 'vista cansada', que obriga os corôas a afastar o papel do rosto para ler as letras menores. Segundo os especialistas, acontece com todo mundo.

Eu, com meus 43 anos de idade (mas com corpinho de 42), já começo a apresentar os primeiros sintomas. Sempre tive um pouco de hipermetropia, então nunca fui bom em olhar as coisas muito de perto, sempre preferi uma certa distância, mas agora sinto que essa distância fica cada vez maior. E algumas letras são definitivamente impossíveis de se ler. É o clássico problema de DNA (Data de Nascimento Antiga). Mas, eis que surge uma esperança...

Só de pensar em usar óculos eu fico deprimido. Uso óculos escuros sempre que estou fora de casa, um pouco de fotofobia que acompanha todos os hipermétropos me obriga a isso, mas a idéia de usar óculos para ler não me agrada. Agora parece que inventaram uma cirurgia a laser que corrige ou, pelo menos, ameniza o problema. Para dentista, enxergar mal é um castigo. Meu problema ainda não atrapalha meu trabalho, eu só sinto dificuldade com bula de remédio e com rótulo de iogurte (principalmente letras pretas em fundo escuro brilhante), mas me sinto bem mais tranquilo sabendo que tenho uma esperança de adiar o uso dos óculos por alguns anos.

Bom que a medicina avança!

Nenhum comentário: