Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

sexta-feira, 23 de junho de 2006

Pasta de dentes

"Vivemos sob o mesmo teto, um amor pode durar um século
Você fala, e eu não mais te escuto, nosso amor não passou de um minuto"

Rita Lee (O amor aos pedaços)

Quanto dura um tubo de pasta de dente? Com certeza menos do que deveria. Por ser baratinho e uma coisa que ninguém ousa duvidar da utilidade, não se fala no assunto, mas, como tudo na vida, sempre tem um espertinho fazendo você gastar mais do que deveria.

Eu não sou muito bom de história, vivo esquecendo as coisas, principalmente datas, mas depois da segunda guerra mudial as fábricas de cosméticos dos EUA instituíram um concurso interno para estimular o aumento do uso de pasta de dentes. Todo mundo já usava, mas usava pouco. Não tinha muito pra onde correr, porque tudo mundo sabia que tinha que usar, as campanhas educativas estavam na rua, mesmo assim o consumo era pequeno. Até que um funcionário, que trabalhava na linha de montagem dos tubos, teve uma grande idéia: aumentar o tamanho do buraco no bico do tubo. Assim, quando o consumidor for colocar a pasta na escova, sai mais, ele consome mais e compra mais. Mais dindim no bolso dos fabricantes.



Essa imagem, com o tubo de pasta paralelo à escova, sugere à vítima (você, caro consumidor) que esta é a quantidade correta de pasta. Mas se você pensar um pouco, verá que isso não é necessário. Alguns fatos:

  1. O que limpa os dentes não é a pasta, é a escova.
  2. Pasta de dentes é um cosmético. Ajuda, mas não é imprescindível na escovação. Contém água, perfume, flavorizante (sabor), detergente, abrasivo e flúor (esse, sim, importante).
  3. Uma boa escovação pode ser feita só com água. Aliás, a maioria das técnicas de escovação desaconselha o uso da pasta, para que você possa ver o que está fazendo. Depois de escovar na técnica, aí você pode colocar a pasta e dar uma segunda escovada, para ficar com um sabor agradável na boca e a sensação de um hálito fresco.

O que ninguém diz é que a quantidade pode - e deve - ser menor, principalmente para crianças. Estas costumam engolir um pouco da pasta, que contém flúor. O flúor, embora já tenha comprovado exaustivamente seus efeitos benéficos para os dentes, é tóxico quando ingerido em grandes quantidades. Ora, a água da maioria das cidades brasileiras já tem um pequeno percentual de flúor, então não é mais necessária a administração de flúor sistêmico. Normalmente a quantidade de flúor contido nos dentifrícios (principalmente nos géis) é muito grande, porque eles são feitos para uso tópico. Se ingeridos, podem causar fluorose, a longo prazo.

Então, se você segurar o tubo de pasta de dente perpendicular à escova a apertar com parcimônia, vai usar uma quantidade mais razoável do produto, o que é muito aconselhável. Se você for uma pessoa extremamente nojenta (que sente nojo de tudo) e não suporta a idéia de encostar o bico do tubo na escova de mais de uma pessoa, compre um tubo só pra você. Vai durar uma eternidade.

Nenhum comentário: