Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

segunda-feira, 6 de março de 2006

O ranzinza

"Acordar sempre com o mesmo sermão,
Aturar o mau humor do teu cão: ninguém merece"
Zeca Pagodinho (Ninguém merece)

Às vezes eu recebo um e-mail reclamando que eu não gosto da odontologia, que eu sou muito crítico, perguntando o porque de toda essa negatividade. Hoje chegou um, pena que o autor não se identificou:

Anonymous sayd:
Dr Teeth, vejo que tem boa formacao por que tamanha infelicidade, a odontologia esta bem ruim assim ?? Qual e a sua especialidade ?

Então eu vou responder aqui: não é que eu não goste de odontologia, nem que a profissão seja ruim ou esteja tãããããão detonada. É que eu me revolto com algumas coisas que acontecem e escolhi este blog para reclamar. Eu sou ortodontista e professor, já tive minha participação em entidades de classe e colaborei com uma série de eventos que eu acredito que foram importantes para melhorar as condições em que os cirurgiões dentistas trabalham. Mas eu fico louco quando vejo gente que estudou muito pouco ganhando muito dinheiro à custa de propaganda.

Todo mundo deve ter direito ao seu lugar ao sol. As pessoas estudam, investem em suas carreiras, sofrem, se dedicam, tudo isso por dois motivos bem simples: primeiro porque se você vai ser um cirurgião dentista, seja um dos bons. Proporcione ao seu cliente um tratamento de qualidade, no mínimo da melhor qualidade que você é capaz de proporcionar. Isso quer dizer que você não deve se meter a fazer o que não sabe. Se você não estudou implantologia, não se meta a fazer implante só porque viu uma palestra no congresso e achou fácil. Ou porque isso dá mais dinheiro do que fazer tratamento de canal. Faça o que você sabe fazer direito, estude e seja um bom profissional.

O segundo motivo porque um profissional estuda e se dedica é que isso deveria trazer uma compensação financeira a ele. Ora, um bom profissional, que estuda, se atualiza, sabe o que está fazendo e proporciona um tratamento de boa qualidade ao cliente deveria ser bem pago por isso, não é? Só que não é bem isso o que acontece. Aquele que 'perde' seu tempo estudando acaba ganhando menos do que o que aproveita o tempo fazendo marketing. Então nós temos o paradoxo do dentista que não estudou, não se dedicou, não se atualizou, mas tem um marketing de primeira, ganhando clientes daquele que ficou ralando na escola.

Então, não é que eu seja negativo ou infeliz. Eu adoro a minha profissão, me realizo muito com ela e consigo, a duras penas, sustentar a minha família. É que este blog é pra reclamar mesmo, pra meter a boca, xingar, difamar e incitar a revolta. Quem sabe assim eu faço como o passarinho que jogava uma gota de água sobre o incêndio da floresta: faço o que posso, faço a minha parte. Falo muito sobre isso com os meus alunos, também, mas eles são obrigados a me ouvir, porque eu sou o professor. Aqui, lê quem quer. Quem sabe mais pessoas lêem as minhas malcriações e se sintam na pele dos que querem um mundo melhor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que não aguento mais! Abandonar odontologia? Mas é o que sei fazer, investi muito dinheiro e tempo nisso. Não vejo saída.

Anônimo disse...

Sei que esse texto foi há quase três anos, entretanto, identifiquei-me com o que fora escrito, pois, sempre digo isso aos meus colegas de profissão. Serei breve, só para ratificar o que o senhor escreveu. Tenho professores que prefiro considerá-los como "técnicos", mas, que ganham $$, bem mais que outros professores que realmente SABEM a téorica e realizam de forma ímpar a PRÁTICA. Todavia, noto que falta o MARKETING a estes. Referindo-me aos técnicos, que sabem vender bem o seu "peixe", há quem já tenha participado de cursos de "Marketing na Odontologia" e que admita que ninguém enche a barriga com ciência e que artigos são fruades. Conclusão? Dá vontade de não estudar mais os 98 livros que possuo...e seguir caminho de cabeça de uma vez por todas na odontologia estritamente prática...que enrola os pacientes...que utiliza de poucas técnicas para diversas enfermidades...que só se preocupa realmente em sair na frente com o bolso cheio! Agora sei que o CD é um mero prestador de serviço.
Que Deus nos guie.
Abraço