Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

Renovação

"E num acidente da sorte, morreu num incêndio famoso
Em close voando pra morte, como o sucesso é gostoso"
Oswaldo Montenegro

A odontologia deixou de ser feitiçaria e passou a ser ciência graças a homens que dedicaram suas vidas a ela. O primeiro fez com que o tratamento odontológico passasse de tortura a suportável, inventando a anestesia. Antes de Horace Wells, e sua descoberta de 1844, os pacientes tinham que ser amarrados à cadeira e, muitas vezes, tinham a sorte de desmaiar durante o procedimento. Quando Wells descobriu que o óxido nitroso eliminava a dor sem matar o paciente (desde que administrado corretamente), abriu as portas de um novo mundo.

Mas, naquele tempo, tratamento odontológico era extração. Ou melhor, tudo o que um dentista fazia era "arrancar" dentes, literalmente. O definitivo avanço da odontologia rumo à ciência foi feito por Black que, em 1908, definiu as bases do preparo cavitário. Isso permitiu que um dente cuja cárie ainda não havia atingido a polpa (o "nervo") fosse restaurado. Black descreveu diversos tipos de preparo e os classificou, permitindo que um dentista removesse o tecido cariado, esculpisse uma cavidade com princípios rígidos de forma e restaurasse o dente. A união dos trabalhos de Wells e Black tirou a odontologia das mãos dos curandeiros e a entregou a cientistas. Esses homens fizeram a história.

O problema é que hoje tem gente que pensa que com um pouco de criatividade é possível chegar nesse nível. O cidadão estuda um pouquinho, vai pra um laboratório (conseguiu entrar puxando o saco de algum figurão) e descobre a roda! Ele se propõe uma teoria, passa a acreditar nela e quer convencer todo mundo disso, ele acha que vai entrar para a história da odontologia. Ele acha que descobriu um jeito de fazer nascer pêlo em ovo, ou de fazer adulto crescer. Ele quer o sucesso, a qualquer custo.

Não é assim. Wells e Black estudaram a vida toda e levaram a vida toda para renovar a ciência. Eram cientistas de fato. Dedicaram-se de corpo e alma a isso, prejudicando suas vidas particulares, seus relacionamentos, sua intimidade. Fizeram inimigos, pisaram em muitos calos, mas inscreveram seus nomes no livro da história da humanidade.

Nenhum comentário: