Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

Dores de cabeça

"Atravesso o travesseiro, te reviro pelo avesso
Tua cabeça enlouqueço, faço ela rodar"
Ana Carolina (Garganta)

Existem, sim, dores de cabeça causadas por problemas de oclusão. Comprovado cientificamente que os músculos da mastigação, principalmente, e em menor grau músculos da mímica facial e envolvidos na sustentação e movimentação da cabeça e do pescoço são bastante sensíveis a ocorrências de parafunções ou hábitos, respondendo com estresse e dor como sintomas.

Parafunções são adaptações funcionais que ocorrem em resposta a uma desarticulação do engrenamento dentário. Se um paciente não apresenta uma oclusão equilibrada - e note que eu não citei oclusão normal - pode desenvolver uma parafunção, sendo a mais comum o bruxismo ou briquismo. Este pode se apresentar em duas variáveis:
  • Bruxismo cêntrico - é conhecido como o apertamento dentário, onde o paciente executa contração da musculatura mastigatória em MIC (Máxima Intercuspidação), sem movimentos. É uma condição adquirida, executada principalmente durante o dia, semi-consciente. Tem como um dos fatores desencadeantes uma componente psicológica, que pode ser estresse ou ansiedade
  • Bruxismo excêntrico - é a variável mais conhecida como 'ranger os dentes', hereditário, noturno, inconsciente e também com uma componente psicológica como desencadeante, porém, neste caso essa componente é uma tendência depressiva. Pode aparecer em crianças em fase de estabelecimento de oclusão nas detições decídua e mista, não sendo, nesses casos, considerado patológico.

Parafunções são mais comuns em mulheres do que em homens, principalmente a partir do 35 anos de idade. Os sintomas são, principalmente, dores de cabeça. O bruxismo excêntrico apresenta ainda, como sinal, desgastes generalizados das faces oclusais dos dentes posteriores, mas estes podem estar ausentes em alguns casos. As dores de cabeça cedem com analgésicos de baixa potência, como as dipironas, por exemplo, mas são recorrentes. O tratamento é controverso: inicialmente é essencial o estabelecimento do equilíbrio oclusal, seja via ajuste oclusal ou tratamento ortodôntico. O uso de placas miorrelaxantes pode aliviar as dores, mas não é considerado um tratamento, pois é sintomático e não elimina a causa. Entretanto, mesmo com o estabelecimento do equilíbrio oclusal pode permanecer a parafunção, apesar de que, mesmo nesses casos, a remissão dos sintomas (dor) é frequente.

Nenhum comentário: