Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Entidades de classe - pra que servem?

CAPÍTULO II - As Associações

Associações de classe são indispensáveis. Unem os colegas em torno de um objetivo comum, seja ele tomar cerveja, jogar bola ou discutir grandes questões científicas e filosóficas da profissão. A maior das associações de Odontologia do país é a ABO. É a "mãe" as associações. As filhas são as associações de especialidades, como a de Endodontia (ABE), de Odontopediatria (putz, desculpem, esqueci a sigla) e de Ortodontia (ABOR), entre outras, com suas filiadas nos estados.

Bom, as associações acabaram assumindo grandes falhas de outras entidades, e hoje concentram a grande maioria dos cursos de especialização. Cursos deveriam ser ministrados por universidades, mas como poucas se mexem nesse sentido, as associações assumiram essa tarefa. Além disso, muitas questões envolvendo legislação são resolvidas lá dentro. A ABO acabou assumindo também o papel de sindicato, entrando na justiça ou denunciando problemas que atingem a classe, abrindo processos junto ao CFO ou até, no caso da controversa lei do "ato médico", tomando a frente na campanha contra o absurdo.

É claro que, com o sucesso da ABO, uns e outros ficaram descontentes. Sempre tem um pra ter inveja do sucesso do outro, e ao invés de ajudar, critica e tenta diminuir seus feitos. Pois então criaram-se outras associações que se pretendem nacionais, porém, sem a penetração e a influência da ABO.

Nenhum comentário: