Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

sexta-feira, 3 de junho de 2005

Corrupção tem cura?

Tenho visto por aí teorias de que a corrupção no Brasil acontece porque há impunidade. Não concordo.
A corrupção no Brasil é endêmica. Nisso eu estou com o João Ubaldo, que escreveu na Veja que o brasileiro é, por cultura, corrupto. Nenhum bandido, seja ele um Lalau da vida, seja o cobrador do ônibus que dá o troco a menos, acha que vai ser flagrado e punido, por mais que a máquina policial funcione bem. Ele sempre acha que é mais esperto e que vai se safar.

O problema só vai acabar quando todos os que têm acesso ao bem público entenderem que aquilo que está sob seu poder não é de um indivíduo, mas de todos. E deve ser tratado com todo o cuidado. Porque, nessa conta, se um perde, todos perdem, mesmo aquele que embolsou a propina, porque o país fica pior a cada malandragem.

Sendo assim, eu acho que a corrupção tem, sim, cura. Mas é cultural. E, infelizmente, só se consegue mudar a cultura de um povo à custa de muito sacrifício e isso demora muito... ou seja, não é para os meus olhos um Brasil sem bandidagem.

Nenhum comentário: